Cetogênese
Cetogênese é a produção de corpos cetônicos (acetoacetato, b-hidroxibutirato e acetona) que ocorre nas mitocôndrias do fígado, tendo como substrato a acetil-CoA que é produzida durante a b-oxidação (via metabólica dos ácidos graxos).
Após a síntese, o fígado exporta os corpos cetônicos para o sangue, são facilmente transportados pela corrente sanguínea porque são hidrossolúveis. São os combustíveis preferenciais dos tecidos extra-hepáticos durante o período em que não há facilidade da disposição dos carboidratos como fonte de energia para as células. É uma via metabólica dos lípides que pode ocorrer durante o período de jejum prolongado ou uso de dieta com baixo teor de carboidratos, inanição, na diabetes melito descompensada.
A presença de corpos cetônicos na corrente sanguínea é denominada de cetonemia. Quando a quantidade de corpos cetônico na corrente sanguínea excede as concentrações consideradas normais e ultrapassa o aproveitamento pelos tecidos extra-hepáticos ocorre a cetose.
Na cetose, os corpos cetônicos em concentração elevada superam a capacidade tamponante do sangue, leva a uma cetoacidose isto é, diminuição do pH sanguíneo e também cetonúria.
Cetonúria é o
aparecimento de corpos cetônicos na
urina. O aparecimento de corpos cetônicos na urina é uma indicação do metabolismo ativo das gorduras.
Clinicamente a cetoacidose pode ser caracterizada pelo hálito cetônico, dor abdominal, vômito, desidratação. O estágio mais grave é caracterizado por depressão do nível de consciência (confusão mental, torpor, coma).
Edilma Maria de Albuquerque Vasconcelos
Referência
Baynes, J W; Dominiczak, MH. Bioquímica Médica. Tradução da 2ª Edição. Elsevier, Rio de Janeiro 2002.
Machado, U F. Transportadores de Glicose. Arq Bras Endocrinol Metab vol 42 n° 6, Dezembro de 1998. Disponível em https://www.scielo.br/j/abem/a/5LzBWQgnRNgjmfTmYnHtJgB/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 21 de março de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário