segunda-feira, 15 de abril de 2024

 Cetogênese


Cetogênese é a produção de corpos cetônicos (acetoacetato, b-hidroxibutirato e acetona) que ocorre nas mitocôndrias do fígado, tendo como substrato a acetil-CoA que é produzida durante a b-oxidação (via metabólica dos ácidos graxos). 

Após a síntese, o fígado exporta os corpos cetônicos para o sangue, são facilmente transportados pela corrente sanguínea porque são hidrossolúveis. São os combustíveis preferenciais dos tecidos extra-hepáticos durante o período em que não há facilidade da disposição dos carboidratos como fonte de energia para as células. É uma via metabólica dos lípides que pode ocorrer durante o período de jejum prolongado ou uso de dieta com baixo teor de carboidratos, inanição,  na diabetes melito descompensada. 

A presença de corpos cetônicos na corrente sanguínea é denominada de cetonemia. Quando a quantidade de corpos cetônico na corrente sanguínea excede as concentrações consideradas normais e ultrapassa o aproveitamento pelos tecidos extra-hepáticos  ocorre a cetose. 

Na cetose,  os corpos cetônicos em concentração elevada superam a capacidade tamponante do sangue, leva a uma cetoacidose isto é, diminuição do pH sanguíneo e também cetonúria. 

Cetonúria é o  aparecimento de corpos cetônicos na urina. O aparecimento de corpos cetônicos na urina é uma indicação do metabolismo ativo das gorduras.

Clinicamente a cetoacidose pode ser  caracterizada pelo hálito cetônico, dor abdominal, vômito, desidratação. O estágio mais grave é caracterizado por depressão do nível de consciência (confusão mental, torpor, coma).

Edilma Maria de Albuquerque Vasconcelos


Referência

Baynes, J W; Dominiczak, MH. Bioquímica Médica. Tradução da  2ª Edição. Elsevier, Rio de Janeiro 2002.

Machado, U F. Transportadores de Glicose. Arq Bras Endocrinol Metab vol 42 n° 6, Dezembro de 1998. Disponível em https://www.scielo.br/j/abem/a/5LzBWQgnRNgjmfTmYnHtJgB/?format=pdf&lang=ptAcessado em 21 de março de 2024.

 Machado, UF; Schaan BD;  Seraphim, PM.Transportadores de glicose na síndrome metabólica. Arq Bras Endocrinol Metab vol 50 n° 2, Abril de 2006. Disponível em Disponível em https://www.scielo.br/j/abem/a/R9hVfvrF4ZhXymckcPHwfpp/?format=pdf&lang=ptAcessado em 21 de março de 2024.





segunda-feira, 8 de abril de 2024

 

Índice Glicêmico




O índice glicêmico (IG) corresponde a classificação de um alimento em relação ao efeito que ele tem sobre a elevação da glicemia.  Podemos simplificar dizendo que é o impacto da velocidade de absorção de uma alimento, que contem carboidrato, tem sobre a concentração da glicose sanguínea, quando comparado a um alimento de referência que contem 25 g ou 50 g de glicose. O pão branco e a solução de glicose podem ser usados como alimento de referência, mas como pode haver variação na composição do pão o mais recomendado é a solução de glicose.

 Para fazer essa comparação é preciso que seja realizada uma curva glicêmica (sangue coletado a cada 30 minutos durante duas horas) e as duas  áreas  sobre a curva são comparadas. Quanto mais rápida for a absorção do carboidrato, maior a elevação da glicemia, maior será a área sob a curva. A glicemia apresentada pelo alimento padrão é considerada que tem um IG de 100 %.

Os alimentos podem ser divididos em alimentos de baixo IG ( 55% ), moderado IG (56-69 %) e de elevado IG (70-100 %).

Exemplos de alimentos e seus IG em comparação com a glicose:

250 ml de leite contendo 20,8 % de carboidrato tem IG de 12%

30 g de pão francês contendo 31,2% de carboidrato tem IG de 83%

120 g de banana contendo 41,7% de carboidrato tem IG de 48%


Edilma Maria de Albuquerque Vasconcelos

Referências

Carvalho GQ; Alfenas RCG. Índice glicêmico: uma abordagem crítica acerca de sua utilização na prevenção e no tratamento de fatores de risco cardiovasculares. Re. Nutr., 21 (5): 577-587, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/BpnCZS365x8YjdHM7kyF3NH/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 08 de abril de 2024.

Silva FM et al. Papel do índice glicêmico e da carga glicêmica na prevenção e no .controle metabólico de pacientes com diabetes melito  tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metab 53/5, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/WTmpx45wK8qrY7hLJF4PTSx/?format=pdf&lang=pt.  Acessado em 08 de abril de 2024.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes Edição 2023. Terapia Nutricional no pré-diabetes e no diabetes mellitus tipo 2. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/terapia-nutricional-no-pre-diabetes-e-no-diabetes-mellitus-tipo-2/. Acessado em 08 de abril de 2024.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf. Acessado em 08 de abril de 2024.

Imagem

Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/foto/alimentos-ricos-em-carboidratos-em-fundo-de-madeira-gm613046884-105734983?utm_source=pixabay&utm_medium=affiliate&utm_campaign=SRP_image_sponsored&utm_content=https%3A%2F%2Fpixabay.com%2Fpt%2Fimages%2Fsearch%2Fcarboidratos%2F&utm_term=carboidratos. Acessado em 08 de abril de 2024.

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Fibras




 Você sabia que as fibras são carboidratos? Isso mesmo, as fibras são polímeros formadas por unidades monoméricas de carboidratos, não hidrolisáveis por enzimas endógenas do intestino delgado de humanos, portanto não digeríveis (veja postagem sobre digestão de carboidratos). Podem ser encontradas naturalmente nos alimentos, por isso é importante a ingestão de vegetais (frutas, hortaliças folhosas e tuberosas, feijões e cereais) ou sintetizadas nos processos industriais. 

Cotidianamente comemos arroz e produtos derivados da farinha do trigo e por isso é importante salientar que os cereais que são muito polidos, como o arroz branco e os grãos de trigo usados na produção da maioria das farinhas de trigo, têm menor quantidade de fibras. Sendo assim, versões menos processadas como o arroz integral e a farinha de trigo integral são mais recomendadas. O arroz parboilizado  é também uma boa opção por seu conteúdo nutricional estar mais próximo do arroz integral e por ter aroma, sabor e textura mais próxima do arroz branco. Dê preferência ao consumo de vegetais aos integrais industrializados.

Podem ser solúveis ou insolúveis. As solúveis dissolvem-se em água, formam  géis e  são fermentadas pelas bactérias do intestino grosso. Esse tipo de fibra por prolongar a digestão reduz o apetite, além disso reduz a absorção de nutrientes como lípides  e glicose. A fermentação fornece energia para a mucosa do cólon, atua na manutenção da integridade da barreira intestinal e regulação do sistema imune. As insolúveis não são solúveis em água, não formam géis, tendo assim fermentação limitada. Essas fibras têm ação laxativa, aumentam o volume fecal e o tempo de trânsito intestinal.

O consumo regular de fibra alimentar é utilizado na prevenção e no tratamento das doenças crônicas não transmissíveis , tais como, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, obesidade; auxilia na perda de peso; aumenta a saciedade; promove a redução de colesterolemia;  previne constipação intestinal.

Edilma Maria de Albuquerque Vasconcelos

Referências

Bernaud, FSR; Rodrigues, TC.  Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/6. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/abem/a/PZdwfM5xZKG8BmB9YH59crf/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 03 de abril de 2024.

Meira, RCF; Capitani, CD; Barros Filho AA et al. Contribuição dos diferentes alimentos segundo a classificação Nova para a ingestão de fibras alimentares em adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, 26(8):3147-3160, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2021.v26n8/3147-3160/pt. Acessado em 03 de abril de 2024.

Ministério da Saúde. Guia Alimentar Para a População Brasileira. 2a ed. 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acessado em 03 de abril de 2024.

 

Imagem

Disponível em: <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-superior-deliciosas-frutas-fatiadas-dentro-do-prato-com-frutas-frescas-na-fruta-escura-foto-exotica-arvore-madura-vida-saudavel_16388077.htm#page=9&query=frutas%20vegetais%20cereais&position=1&from_view=keyword&track=ais&uuid=b2516a45-ccff-4b90-b2fb-41fca7e8fe2d">Imagem de KamranAydinov</a> no Freepik. Acessado em 03 de abril de 2024.